Não será preciso parar para pagar pedágio; sistema eletrônico no Paraná será sem paradas

Pórticos para instalação de três pedágios eletrônicos serão instalados em rodovias administradas pela EPR Iguaçu, concessionária responsável pela gestão de 662 quilômetros de rodovias nas regiões Oeste e Sudoeste do Paraná. A empresa obteve junto à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a autorização para o início das atividades do processo de implantação do primeiro pedágio eletrônico do Estado.

 

Os pórticos, que substituem as praças de pedágio convencionais, serão instalados nas cidades de Lindoeste na BR-163, entre Pato Branco e Vitorino na PR-280 e em Ampére na PR-182, locais em que já estava prevista, contratualmente, a instalação das praças. O modelo tem arrecadação de tarifas fixas, previstas no Contrato de Concessão.

 

Modelo de pedágio sem filas

O modelo, com pórticos substituindo as praças tradicionais, permite que a cobrança da tarifa seja feita de forma automática quando o veículo passa pela estrutura equipada com câmeras e sensores.

 

“O Pedágio Eletrônico traz ganhos para a segurança viária e conforto dos usuários. O modelo garante maior fluidez no tráfego, porque não demanda paradas e a cobrança é feita de forma automatizada, garantindo praticidade”, explica o diretor-executivo da EPR Iguaçu, Silvio Caldas.

 

O diretor-presidente do Núcleo EPR Paraná, Marcos Moreira destaca que o modelo está alinhado às principais tendências de inovação em mobilidade rodoviária no mundo.

 

Para o diretor, essa inovação traz uma série de vantagens como o aumento da mobilidade, sustentabilidade e economia para os motoristas. “E vai ao encontro do nosso compromisso com o crescimento regional, modernização e melhoria da malha viária sob concessão, proporcionando a melhor experiência para o usuário”, complementa Moreira.

 

Vantagens do pedágio eletrônico

  • O sistema de cobrança eletrônico elimina as paradas nas praças de pedágio, o usuário deve transitar respeitando a velocidade da via, o que garante maior fluidez e agilidade nas viagens.
  • A segurança é outro ganho, uma vez que não há necessidade de mudança de faixa ou frenagem para se dirigir às praças, reduzindo significativamente o risco de acidentes.
  • A redução do uso de freios e menor tempo do motor em marcha lenta contribuem para a economia de combustível e redução no desgaste de peças.
  • A diminuição do tempo em que os veículos ficam parados com o motor ligado também contribui para a diminuição da emissão de poluentes.
  • O sistema identifica os veículos por meio de tags eletrônicas ou leitura de placas, contribuindo para uma cobrança mais eficiente e automatizada.

 

Como funciona

O pedágio eletrônico funciona por meio de equipamentos de monitoramento instalados nos pórticos, capazes de identificar 100% das passagens, seja por meio da TAG (Dispositivo de arrecadação eletrônica) ou leitura de placas.

 

Os sensores são capazes de reconhecer as características dos veículos como altura, largura e comprimento, além da quantidade de eixos rodantes e suspensos.

 

O motorista poderá seguir pela via em velocidade constante, respeitando o limite do trecho, sem a necessidade de pausas.

 

Como será a cobrança do pedágio eletrônico

No sistema de pedágio eletrônico, a tarifa poderá ser paga de duas formas: Uma delas é por meio da leitura da placa do veículo. Após passar pelo pórtico, o usuário deverá procurar a concessionária, em seus canais de atendimento, para realizar o pagamento da tarifa de pedágio evitando configurar evasão, o que acarreta em sanções.

 

Ao optar por essa modalidade, o usuário deve realizar o cadastro de dados pessoais e veiculares na plataforma da concessionária, a fim de viabilizar o envio de avisos de pagamento, evitando a inadimplência. O cadastro pode ser feito imediatamente pelo site epriguacu.com.br/pedagio-eletronico.

 

Por meio do cadastro, o usuário pode fazer o pagamento diretamente no site da concessionária, aplicativo e ainda em totens que serão disponibilizados em pontos comerciais ao longo do trecho e bases SAU da concessionária.

 

Outra é por meio da leitura da TAG eletrônica, previamente instalada no para-brisa do veículo, permitindo que o valor seja faturado automaticamente. Essa modalidade garante descontos significativos e graduais de acordo com a frequência do uso (epriguacu.com.br/calculadora-duf), para os condutores de veículos leves. Mesmo para os usuários que optarem por essa modalidade, é necessário que realize o cadastro pessoal e do veículo no sistema da concessionária, a fim de receber notificações sobre possíveis intercorrências com o funcionamento do TAG.

 

Sobre a EPR

A EPR é uma plataforma de investimentos em infraestrutura especializada em concessões de rodovias e mobilidade. A empresa prioriza a excelência na prestação de serviços, a segurança e o conforto dos usuários das rodovias, além de contribuir para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua.