PIX Automático passa a ser obrigatório; tire suas dúvidas sobre a nova forma de pagamento

A partir desta segunda-feira (13), entra em vigor a obrigatoriedade do Pix Automático. A funcionalidade, criada pelo Banco Central em 16 de junho, deixa de ser opcional e passa a ser exigência para as instituições financeiras que ofertam esse tipo de serviço.

 

A ideia é facilitar o pagamento de contas recorrentes, como de energia, de água, mensalidades escolares, taxas de condomínio e assinaturas.

 

Com a ferramenta, o consumidor não precisará reagendar seus pagamentos recorrentes de tempos em tempos. O usuário autorizará a cobrança apenas uma vez para que as contas sejam pagas automaticamente na data de vencimento nos meses seguintes. A opção, utilizada para quitar contas e luz, de condomínio e assinaturas, por exemplo, é uma alternativa ao cartão de crédito e ao débito automático.

 

O Pix Automático elimina burocracias para empresas e consumidores. Enquanto no débito automático a companhia precisa assinar convênio com diversos bancos, no Pix Automático ela recebe o pagamento de qualquer instituição financeira porque utiliza a rede única e aberta do Banco Central.

 

Além disso, a cobrança do débito automático era feita apenas em dias úteis, enquanto a novidade funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive feriados. O consumidor pode agendar os débitos com uma única autorização no app bancário, sem precisar inserir número de cartão, CVV ou data de vencimento, como exige o cartão de crédito. A frequência dos descontos pode ser semanal, mensal, trimestral ou anual.

 

Confira abaixo nove perguntas e respostas sobre a nova modalidade de pagamento liberada pelo Banco Central:

 

  1. O que é o PIX Automático?
  2. Como as empresas e MEIs podem começar a receber pagamentos via PIX Automático?
  3. Qual é a diferença do PIX Automático para o débito automático tradicional?
  4. Haverá custos para as empresas que utilizarem o PIX Automático?
  5. Como os clientes podem configurar um pagamento com PIX Automático?
  6. O que acontece após o cliente autorizar um pagamento com PIX Automático?
  7. Os clientes podem ser cobrados por usar o PIX Automático?
  8. Quais são os principais benefícios do PIX Automático?

 

  1. O que é o PIX Automático?

O PIX Automático é uma nova ferramenta do Banco Central do Brasil para pagamentos recorrentes, como contas de consumo (energia, água, internet, telefone, gás e outras) além de mensalidades escolares e assinaturas.

Com ele, o usuário autoriza a cobrança uma única vez e as contas são pagas automaticamente, sem a necessidade de repetir o processo a cada vencimento. É uma alternativa ao débito automático tradicional e ao cartão de crédito.

 

  1. Como as empresas e MEIs podem começar a receber pagamentos via PIX Automático?

Empresas de todos os portes e Microempreendedores Individuais (MEIs) que desejam receber pagamentos via PIX Automático devem contratar o serviço com seu banco ou instituição financeira de preferência.

É requisito que a empresa esteja ativa há mais de seis meses, medida do Banco Central para evitar golpes e fraudes.

 

  1. Qual é a diferença do PIX Automático para o débito automático tradicional?

A principal diferença é que o PIX Automático permite à empresa receber de clientes de qualquer instituição financeira após contratar o serviço com um único banco.

Ao contrário, no débito automático tradicional, era necessário firmar um convênio específico com cada banco para cada cliente, o que torna o processo mais complexo.

 

  1. Haverá custos para as empresas que utilizarem o PIX Automático?

Sim, bancos e instituições financeiras podem cobrar das empresas pela oferta do PIX Automático, mas não dos clientes.

A expectativa é que esses custos sejam menores que os do débito automático, podendo até ser inexistentes, devido à forte concorrência.

 

  1. Como os clientes podem configurar um pagamento com PIX Automático?

Clientes configuram o PIX Automático após a empresa solicitar a autorização para a cobrança, o que aparece no aplicativo do banco do cliente.

O cliente pode aceitar ou recusar, e é possível definir regras, como valor máximo de pagamento ou uso de cheque especial. A autorização também pode ocorrer via QR Code, site ou app da empresa.

 

  1. O que acontece após o cliente autorizar um pagamento com PIX Automático?

Após a autorização, a empresa envia a cobrança ao banco do cliente, que agenda o pagamento e avisa o cliente, que pode conferir o valor e o saldo disponível.

No dia do vencimento, o banco realiza o pagamento conforme as regras definidas previamente pelo cliente. A frequência pode ser semanal, mensal, trimestral ou anual.

 

  1. Os clientes podem ser cobrados por usar o PIX Automático?

Não, o pagador, ou seja, o cliente, nunca pode ser cobrado pelo uso do PIX. Essa regra é válida para todas as transações, incluindo transferências entre pessoas e pagamentos realizados por pessoas físicas a empresas, garantindo que o serviço seja gratuito para o usuário final.

 

  1. Quais são os principais benefícios do PIX Automático?

O PIX Automático simplifica o pagamento de contas recorrentes, oferecendo uma alternativa prática ao débito automático e ao cartão de crédito.

Ele beneficia cerca de 60 milhões de brasileiros sem acesso a cartão de crédito para assinaturas. Para as empresas, facilita o recebimento de clientes de qualquer banco, otimizando a cobrança.

 

Fonte: g1.com