No Brasil, três de cada 10 consumidores online foram alvos de cibercrimes nos últimos 12 meses

Uma nova pesquisa da Norton,  mostra que três em cada dez brasileiros (32%) relataram ter experimentado pessoalmente alguma forma de crime cibernético nos últimos 12 meses. O valor médio perdido por esses brasileiros, que vivenciaram crimes cibernéticos, foi superior a R$ 3 mil (R$ 3.039,10).

 

De acordo com o estudo da Norton – realizado entre 6 a 22 de março de 2024, entre 1.013 adultos com 18 anos ou mais – a ferramenta maliciosa mais popular utilizada pelos cibercriminosos é o malware: quando um cibercriminoso introduz software malicioso no dispositivo da vítima.

 

Entre os 32% dos brasileiros que afirmam ter sofrido algum tipo de crime cibernético nos últimos 12 meses, o malware foi detectado em um de seus dispositivos em 29% dos casos. Em seguida vem o acesso não autorizado a uma conta de mídia social (24%) e o acesso não autorizado a uma conta de e-mail (22%).

 

Adicionalmente, dentre esses brasileiros que experienciaram alguma forma de cibercrime, cerca de 1 em cada 5 brasileiros (19%) descobriu que as suas informações foram expostas em uma violação de dados.

 

Outros dados revelados pela pesquisa da Norton e que merecem atenção se referem ao roubo de identidade digital, no qual o cibercriminoso obtém e usa indevidamente os dados pessoais de outra pessoa, como nome, número de CPF, informações de cartão de crédito ou outros detalhes de identificação, em geral, para obter ganhos financeiros.

 

Dentre os brasileiros entrevistados, 16% relataram ter experienciado roubo de identidade. Destes, mais da metade (55%) tiveram que perder tempo resolvendo problemas relacionados ao roubo, 40% tiveram que congelar seus cartões de crédito, 26% perderam acesso às suas contas online e 22% tiveram dinheiro roubado.

 

Além da perda de tempo e dos prejuízos financeiros, os cibercrimes também deixam um rastro de dano emocional. Dentre os que afirmaram ter experienciado o roubo de identidade (16%), quase 3 em cada 10 (29%) dizem ter tido dificuldade para dormir depois do episódio e 24% afirmam que sua saúde mental foi impactada negativamente.

 

Ainda de acordo com o levantamento da Norton, 45% dos brasileiros entrevistados afirmam ter sofrido golpes por meio de mensagens nas redes sociais, 44% já tiveram alguém se passando por quem amam, enquanto 35% experienciaram algum golpe fraudulento de pagamento.

 

Diante de tantas ameaças e riscos, Iskander Sanchez-Rola, Diretor de Inovação em Privacidade da Norton, recomenda aos consumidores “manterem um bom antivírus em seus dispositivos, como o Norton 360 Advanced e o Norton Identity Advisor Plus – que oferecem recursos autônomos e soluções “tudo em um” para atender às necessidades de proteção no mundo digital, incluindo monitoramento Dark Web e VPN”.

 

Metodologia

O estudo foi conduzido online no Brasil pela Dynata em nome da Gen, de 6 a 22 de março de 2024, entre 1.013 adultos com 18 anos ou mais.

 

Sobre a Norton
Norton é uma marca líder de segurança cibernética da Gen™ (NASDAQ: GEN), uma empresa global dedicada a fortalecer a liberdade digital por meio de sua família de marcas confiáveis para consumidores, incluindo Norton, Avast, LifeLock, Avira, AVG, ReputationDefender e CCleaner. A Gen capacita as pessoas a viverem as suas vidas digitais com segurança, privacidade e confiança hoje e nas próximas gerações. A Gen oferece produtos e serviços premiados em segurança cibernética, privacidade online e proteção de identidade para mais de 500 milhões de usuários em mais de 150 países. Saiba mais em Norton.com e GenDigital.com.