O número de novas empresas registradas no Paraná em 2021 aumentou 6,8%, na comparação com o ano anterior, de acordo com dados informados pelo Sebrae-PR.
No ano passado, foram abertas 268.437 empresas no estado, sendo que, em 2020, foram 232.961. Os registros apontam que, desse total de novos registros, 74,88% são referentes a Microempreendedores Individuais (MEIs).
Ainda conforme levantamento do Sebrae, a nível nacional, o Paraná é o quarto estado com maior número de empresas regularizadas. Lideram o ranking os estados de São Paulo (com 6,5 milhões), Minas Gerais (2,2 milhões) e Rio de Janeiro (1,9 milhão).
Com a atualização dos dados, em janeiro deste ano, o total de empresas paranaenses ativas chegou a 1,5 milhão.
O Sebrae oferece consultoria e outros serviços a empreendedores que pretendem começar um negócio ou que recentemente iniciaram a atividade empresarial.
Incentivo aos microempresários
Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, os microempreendedores comentam que a retomada da economia após os períodos mais críticos da pandemia tem sido percebida nas vendas e no movimento nas lojas.
“A gente vê mais gente na rua, mais gente parando para conversar, mais entusiasmada e pensando em gastar um pouquinho a mais”, comentou o empreendedor Alexandre Monfredinho.
Na cidade, uma feira de Páscoa reúne 160 expositores, todos MEIs. Para participar, é necessário possuir a formalização da microempresa, um registro que gera bons resultados, segundo os participantes.
Josimara Moraes conta que, com a formalização, o trabalho ganhou mais segurança e espaço no mercado. “Acredito que seja uma porta aberta para as pessoas terem mais conhecimento com o produto da gente”, disse.
Com a formalização como MEI, o empresário não paga taxa de abertura junto ao município, mas somente o valor mensal do guia de recolhimento de imposto (chamado DAS), que é de R$ 66.
fonte: g1.com