Pesquisa Datafolha divulgada na última Sexta-feira (19) aponta que 54% dos brasileiros consideram que a situação econômica do Brasil piorou nos últimos meses. Já para 25% dos entrevistados, a situação melhorou. Outros 20% avaliam que a situação ficou igual, e 1% não opinou.
A taxa dos que consideram que a economia melhorou avançou em relação aos 15% verificados na pesquisa anterior, realizada em junho. A taxa dos que consideram que a economia piorou também caiu em relação aos 67% registrados em junho.
O levantamento também apontou que 48% dos entrevistados acreditam que a situação econômica vai melhorar no futuro. Para 28%, a situação vai se manter como está, e 18% afirmam que a economia vai piorar no futuro.
A pesquisa ouviu 5.744 pessoas em 281 municípios, de 16 a 18 de agosto. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Situação do entrevistado
Em relação à sua própria situação financeira, 42% dos entrevistados responderam que piorou nos últimos meses, contra 32% que disseram que a situação se manteve a mesma, e 26% que consideram que melhorou.
A maioria dos brasileiros está otimista em relação a sua própria situação econômica no futuro. Do total, 58% acreditam que a situação vai melhorar, 31% dizem que vai ficar como está, e 8% afirmam que a situação vai piorar.
Veja o resultado:
Situação econômica do país – nos últimos meses, como evoluiu?
- Piorou: 54%
- Melhorou: 25%
- Ficou como estava: 20%
- Não sabe: 1%
Situação econômica do entrevistado – nos últimos meses, como evoluiu?
- Piorou: 42%
- Ficou como estava: 32%
- Melhorou: 26%
- Não sabe: 0
Nos próximos meses, a situação econômica do país vai melhorar, vai piorar ou vai ficar como está?
- Melhorar: 48%
- Ficar como está: 28%
- Piorar: 18%
- Não sabe: 5%
Nos próximos meses, a sua situação econômica vai melhorar, vai piorar ou vai ficar como está?
- Melhorar: 58%
- Ficar como está: 31%
- Piorar: 8%
- Não sabe: 3%
.