O Banco Central (BC) lançou oficialmente nesta quarta-feira, 4, o Pix automático. Conforme a autoridade monetária, a nova funcionalidade promete transformar a forma como brasileiros lidam com pagamentos recorrentes como mensalidades escolares, planos de saúde, serviços de streaming e contas de condomínio. Apesar das expectativas, especialistas dizem que a substituição imediata de sistemas como o débito e crédito não deve acontecer tão cedo.
O Pix Automático possibilitará que brasileiros paguem contas recorrentes sem precisar utilizar cartão de crédito ou débito automático. Ele pode ser oferecido por qualquer instituição financeira autorizada a operar com o sistema de pagamentos instantâneos, o que pode representar uma democratização desse tipo de serviço, antes restrito a grandes empresas com acordos bilaterais com bancos.
Apesar de já lançada pela autarquia, a funcionalidade do Pix Automático só ficará disponível daqui alguns dias.
Abaixo, saiba tudo sobre como funcionará a ferramenta.
Quando entra no ar
A funcionalidade estará disponível para os correntistas a partir do dia 16 de junho. Neste dia 4 ocorreu apenas o lançamento oficial do produto no evento Conexão Pix, do Banco Central.
Como funciona
Para programar os pagamentos recorrentes o pagador precisa autorizar uma única vez a operação, sem precisar fazer um novo pagamento a cada nova cobrança.
Basicamente a empresa – que pode ser uma academia, uma escola – oferece Pix Automático como forma de pagamento e o pagador autoriza o pagamento das cobranças por Pix Automático e define regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não linha de crédito do cheque especial.
Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa envia cobrança ao banco do pagador.
O banco agenda o pagamento e notifica o pagador, que então pode conferir a cobrança. Se quiser, pode cancelar o pagamento até a meia noite do dia anterior.
5 caminhos para usar
O pagador pode autorizar o Pix Automático de 5 maneiras:
- Via notificação no celular:
O pagador recebe uma proposta de autorização no aplicativo da instituição financeira onde possui conta. Confere as informações da cobrança e autoriza. - No site do recebedor:
O pagador acessa o site, escolhe a opção de Pix Automático e seleciona o banco. É direcionado para o app da instituição financeira para autorizar. - Via QR Code ou Pix Copia e Cola:
O recebedor exibe um QR Code ou um código Pix Copia e Cola com a opção de confirmar a autorização de Pix Automático. O pagador escaneia ou cola o código no app da conta e autoriza. - Via QR Code para pagamento imediato + Pix Automático:
O recebedor apresenta um QR Code com duas opções: pagamento imediato e adesão ao Pix Automático. O pagador faz o pagamento e autoriza a funcionalidade no mesmo fluxo. - Quando for pagar suas faturas:
O recebedor envia a fatura com o QR Code da proposta de Pix Automático. O pagador escaneia, confere as informações e autoriza.